O Programa Nacional Biblioteca na Escola, do Ministério da Educação, reconhece desde o ano passado algo que você já sabia há muito tempo: quadrinhos também educam. O programa, que distribui livros gratuitamente para bibliotecas escolares, acaba de anunciar a lista de HQs que enviará este ano.
As obras são recomendadas para leitura no ensino fundamental. São nove:
- 25 Anos do Menino Maluquinho, de Ziraldo (editora Globo)
- Courtney Crumrin e As Criaturas da Noite, de Ted Naifeh (editora Devir)
- Hans Staden: Um aventureiro no novo mundo, de Jô Oliveira (editora Conrad)
- Os Lusíadas em Quadrinhos, de Fido Nesti (editora Peirópolis)
- Pequeno Vampiro vai à Escola, de Joann Sfar (Jorge Zahar)
- Rei Arthur e os Cavaleiro das Távola Redonda, de Marcia Williams (editora Ática)
- Xaxado Ano 2, de Antonio Cedraz (independente)
- Os Lobos Dentro das Paredes, de Neil Gaiman e Dave MckEAN (Rocco)
A seleção dos títulos é feita pelo próprio Ministério, a partir de uma concorrência estabelecidade entre as editoras - que mandaram exemplares de suas HQs para apreciação.
Da mesma forma que no ano passado, quando até o mangá Na Prisão entrou na lista, o Programa privilegiou autores nacionais, sem deixar de lado a representatividade dos estrangeiros - como o estadunidense Ted Naifeh e o francês Joann Sfar.
Mas o mais interessante da iniciativa é o impulso que ele dá à produção nacional. O Programa investe R$ 25 milhões em livros, o que demanda novas impressões das obras e dinheiro para as editoras produzirem mais quadrinhos que podem auxiliar na educação (e qual não ajuda?). É um estímulo ao mercado de HQs brasileiro que não existia até agora.
Portanto, se a professora perguntar por que você está lendo X-Men no colégio, diga que o governo brasileiro apóia suas leituras.
Fonte: Omelete
Nenhum comentário:
Postar um comentário